terça-feira, 10 de novembro de 2015

Brinquedoteca: Ideias de organização!

Olá!
Tudo bem?
Brincar é muito bom!
E desenvolve diferentes habilidades nos pequenos. Ambientes bem estruturados ajudam a brincar, a manter organizado e estruturar brincadeiras mais elaboradas, como as simbólicas***!
É importante fazer alguns combinados com as crianças antes de entrar na brinquedoteca, mostrar todos os brinquedos que tem é deixar claro que tudo deve ser organizado na saída!
Confesso que tenho aquela ideia de que as crianças vão entrar na brinquedoteca como se fossem a sala da lagarta do Toy history.... Estragando tudo! Mas fazendo os combinados antes, te garanto que muitas atitudes serão evitadas.
Essas ideias são bem simples, com colmeias e caixas de diferentes tamanhos você consegue arrumar os brinquedos.


Essas colmeias abertas ajudam a criança a escolher com quais brinquedos irá brincar.


Essas caixas de feira são simples e deixam o ambiente organizado!

As caixas com figuras do que tem dentro delas ajudam muito na hora de guardar e de procurar brinquedos também!


***Brincadeira simbólica é brincar de faz de conta, assumindo papéis. Podendo-se brincar de escolinha, casinha, lava-rápido, médico, veterinário, pet shop, restaurante e oficina mecânica. Entre outras tantas simbólicas, podemos fazer simbólica para abordar um tema como o desfralde, então levamos bonecas, penicos e papel higiênico para a sala e representamos como usar o vaso. Depois deixamos as crianças explorarem os materiais e podemos intervir para enriquecer a brincadeira. 

Quais brincadeiras suas crianças gostam de brincar?

Bjus
E até a próxima!


0 comentários:

Postar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim